domingo, 16 de setembro de 2007

Vale a pena a Assembleia de Freguesia? - O CARTAZ









3 comentários:

Anónimo disse...

Se vale a pena A Assembleia de Freguesia... dou-vos todo o mérito por colocarem esta questão! É de todo pretinente, pois não poderia deixar de deixar aqui um pouquinho daquilo que é a minha opinião. Sim, vale a pena! Se falarmos num sistema democrático. Pois claro que esta pergunta terá interpretações diferentes tendo em conta a Assembleia e o seu trabalho , assim como o local onde esta se insere. Mas não se pode passar sem este, pois sem esta não existe im local de discussão, ou um local onde se possam ouvir as vozes de apreço ou de descontentamento com a junta em funções de uma forma aberta e clara. Sem esta não existe democracia, no sistema democratico em que se vive nos dias de hoje... Propunha-vos uma nova questão, pois para mim nem se duscute a existência de uma Assembleia aou não, mas sim perguntava "Vale a pena uma junta de freguesia?" , pois acho sinceramente que deveria em vez desta, existir um grupo executivo eleito pela Assembleia e pelos moradores das freguesias e este grupo realizar aqquilo que democraticamente saisse de uma Assembleia. Penso que para a populaçao em geral passa um pouco ao lado e em branco as funções, o poder e importância de uma Assembleia, que é no meu ponto de vista maior que uma junta de freguesia. Voltava a pedir-vos que depois desta brilhante questão e inicitiva que se seguisse de uma outra questão, de que se vale a pena a existência de uma Junta. Penso que no caso da freguesia de Joane, bem como de outras, seria bem viável essa questão, sem querer ferir susceptibilidades.

Anónimo disse...

"El sistema político cubano es genuinamente auténtico y autóctono, está fundado en las experiencias heredadas de su rica historia de lucha por la igualdad y solidaridad entre los hombres y mujeres, la independencia, la soberanía, la no discriminación, la unidad, la participación, el poder popular y la justicia social.

Lo primero que habría que subrayar para explicar el sistema político cubano, es que nuestro modelo no es importado, nunca fue una copia del modelo soviético ni del existente en los entonces países socialistas de Europa Oriental, como quieren hacer ver los enemigos de la Revolución.

Con la aprobación en referéndum popular en 1976 de la Constitución socialista, se avanzó un importante proceso de institucionalización del país, creándose, entre otros, los Órganos del Poder Popular, tales como la Asamblea Nacional, el Tribunal Supremo y el Consejo de Estado.

En el año 1992, se llevó a cabo una importante reforma constitucional y del sistema electoral cubano, para posibilitar entre otras cuestiones, que la elección de los Diputados a la Asamblea Nacional y de los delegados a las Asambleas Provinciales, se realizara también, como ya era el caso para los Delegados a las Asambleas Municipales, mediante el voto directo y secreto de los electores." "Todos los ciudadanos elegidos en los procesos electorales pueden forman parte de la Asamblea Nacional del Poder Popular" - Hasta la victoria siempre!

Anónimo disse...

Fidel Castro teve na história de Cuba um papel importantíssimo na libertação deste país, sobretudo face ao imperialismo americano. Os Americanos têm tido face a Cuba uma postura reprovável.
No entanto, o sistema cubano não é um sistema democrático. Não permite a liberdade de expressão, não permite a liberdade política, viola direitos humanos e, por isso, o sistema político cubano, tal como existe não é exemplo a seguir.